Consultar FGTS 2021: Calendário, saldo, extrato e como fazer o saque
Utilizando o aplicativo, os cidadãos conseguem consultar FGTS, verificar extrato e até mesmo acompanhar o saldo ao longo dos meses. Porém, esta não é a única forma de ter informações a respeito do fundo de garantia.
O FGTS, Fundo de Garantia por tempo de serviço, é um valor que é descontado mensalmente do salário do trabalhador, correspondendo a cerca de 8% do salário total.
Ao fazer este desconto, o Governo garante que após demissão sem justa causa, o trabalhador estará assegurado com o dinheiro, como uma forma de proteção. Vale lembrar que quem pede demissão ou é demitido por justa causa não tem direito ao saque do valor.
Consultar FGTS pelo aplicativo: Extrato e Saldo
Uma das formas mais simples de conseguir consultar FGTS é usando o aplicativo desenvolvido pela Caixa. Para baixar, o cidadão precisa ir até a loja de aplicativos e digitar “FGTS”.
Entre as funcionalidades que estão disponíveis, é possível que o cidadão faça a impressão de extratos e tenha informações a respeito de rendimentos do dinheiro. O aplicativo também apresenta as seguintes funções:
- Possibilidade de verificar o saldo disponível na conta do cidadão;
- Emissão e revisão de extratos;
- Possibilidade de escolha entre o saque-rescisão ou saque-aniversário;
- Possibilidade de solicitação de saque digital;
- Cidadão pode fazer a solicitação do saque do FGTS pelo próprio aplicativo;
- Pelo aplicativo o cidadão consegue cadastrar contas pessoais para que possa fazer o recebimento do seu FGTS.
Consultar FGTS com o cartão cidadão
Existe outra forma de consultar FGTS sem a necessidade de uso do próprio aplicativo. Neste caso, é necessário estar com o cartão cidadão em mãos, assim como a senha de acesso à sua conta pessoal.
Vá até uma das agências da Caixa de sua cidade. Por meio do próprio caixa eletrônico, acesse a sua conta com o cartão e senha. No menu de sua conta, você deve escolher a opção “FGTS”. Desta forma, é possível que emitir o extrato da sua conta e verificar quais foram os rendimentos.
Porém, vale lembrar que em alguns casos a senha do cartão cidadão pode apresentar erro, sendo necessário ir até o atendimento bancário que é efetuado pelos funcionários da Caixa.
Como usar o aplicativo FGTS
Para usar o aplicativo na hora de consultar FGTS, faça o download no seu celular e depois siga os seguintes passos:
- Clique em “Entrar no aplicativo”;
- Será necessário criar um cadastro pessoal. Para isso, clique em “Cadastre-se”;
- Você precisará por seis etapas de cadastramento, informando, inicialmente, o seu CPF;
- Será necessário criar uma senha de acesso para acessar o aplicativo todas as vezes;
- No momento em que você realizar o seu login, será necessário passar por uma etapa de confirmação, na qual o sistema fará algumas perguntas a respeito dos seus dados pessoais e até mesmo empregos que já teve;
- Depois, é só ler o contrato de prestação de serviços que fica disponível no aplicativo. Caso você concordar, clique em “Li e aceito os termos e condições” e depois clique em “Continuar”;
- Prontinho! É só começar a usar.
Entenda como funciona o Saque-aniversário
Uma das novas modalidades na hora de consultar FGTS é a opção pelo saque-aniversário. Ao optar por esta modalidade, o cidadão não terá mais a opção de fazer o saque quando é demitido da empresa.
De forma resumida, o cidadão tem duas opções: ou ele opta pelo saque no ato da demissão, que é chamado de saque-rescisão, ou ele opta pelo saque aniversário, que é um valor parcial do FGTS que é disponibilizado no mês do seu aniversário.
Por meio do aplicativo, o cidadão tem a opção de escolher qual será a sua opção de saque. Cada tipo de saque possui uma característica e suas vantagens.
O saque aniversário pode ser vantajoso para quem tem mais estabilidade no seu emprego e deseja ter uma vez ao ano acesso a parte do seu FGTS.
Como realizar o saque do FGTS?
Com a chegada do aplicativo do FGTS, existem algumas formas de realizar o saque. A primeira delas, é com o próprio cartão cidadão, indo até uma das agências e usando o caixa eletrônico com o cartão cidadão e a senha pessoal.
Entretanto, pelo próprio aplicativo, o cidadão consegue cadastrar uma conta pessoal de outra instituição financeira que não seja a Caixa para poder receber o dinheiro. Para isso, no aplicativo, é só clicar no menu e inserir os dados da conta de titularidade pessoal.
Calendário de pagamento do FGTS: entenda como funciona
O calendário de pagamento do FGTS é válido somente para quem fez a adesão ao saque aniversário. Por isso, o dinheiro parcial do FGTS estará disponível no primeiro dia do mês do aniversário do cidadão, podendo ser sacado e usado da forma como ele desejar.
Atualmente o Governo ainda não anunciou se fará a liberação de saque do FGTS de outras formas, como ocorreu em anos anteriores.