Carteira de identidade digital: saiba como baixar no celular
Você sabia que além da CNH e CPF, é possível ter a carteira de identidade digital? Porém, não são todos os estados que possuem a ferramenta.
São Paulo e Distrito Federal já possuem um aplicativo específico para a chamada “DNI”, enquanto os estados de Minas Gerais e Santa Catarina ainda não oferecem a ferramenta.
Entre as vantagens em ter uma carteira de identidade digital, podemos citar o valor jurídico do documento, que é válido como as versões impressas. Desta forma, dá para usar em diversas situações, como votações e realização de cadastros em geral.
Conheça os benefícios da carteira de identidade digital
A primeira vantagem oferecida é a segurança. Pelo aplicativo, o cidadão poderá ter o documento sempre em mãos, sem o risco de perder ou sofrer situações de fraude.
A plataforma possui um sistema completo de criptografia, na qual somente é possível acessar com senha previamente cadastrada. Vale lembrar que todas as vezes que o cidadão acessar o aplicativo, um Qrcode será gerado para informações de acesso, como data e hora.
A carteira de identidade digital também tem o mesmo valor jurídico que o documento físico, podendo ser usado em diversas ocasiões, como viagens e até mesmo em momento de votação.
No caso de viagens ao Mercosul ou dentro do próprio país, o cidadão não precisa apresentar nem mesmo o seu passaporte. Por isso, na hora de realizar o check-in esse documento digital também poderá ser usado.
Por ser devidamente autenticado, na hora de realizar cadastros em geral, essa carteira também poderá ser usada sem nenhum problema.
Como funciona a carteira de identidade digital?
A carteira de identidade digital reúne uma série de documentos em um único aplicativo. O objetivo é fazer com que todos os dados possam ser acessíveis em uma única plataforma digital.
Sendo assim, o cidadão terá acesso ao CPF, título de eleitor e também documento de identidade diretamente pelo app. Porém, vale lembrar que a liberação está ocorrendo pelo Governo do Estado, por isso, não são todas as regiões que podem acessar.
É muito importante que os estados passem pelo processo de modernização e digitalização dos serviços, trazendo mais segurança e menos burocracia aos cidadãos. Veja a seguir quais são os passos para ter esse documento digital em mãos.
Passo 1: Identidade física com Qrcode
Para conseguir ter uma carteira de identidade digital, é necessário que o RG físico tenha sido emitido após o ano de 2014.
A partir do ano de 2014 todos os documentos foram feitos com um Qrcode, usado para diversas validações. Pessoas que possuem documentos antigos precisam emitir uma segunda via com o modelo novo para conseguir utilizar a versão digital.
Passo 2: Realização de cadastro Biométrico
Além de possuir um RG com Qrcode, é necessário que o cidadão faça o seu cadastro biométrico.
Para realizar o procedimento, é necessário ir até a Justiça Eleitoral de sua cidade, levar os documentos pessoais e um comprovante de residência recente. Em alguns locais é necessário fazer o agendamento do serviço.
Passo 3: Baixar o aplicativo
Assim que tiver uma carteira de identidade com Qrcode e o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, é necessário fazer o download do aplicativo pela Play Store ou pela Apple Store. Siga as instruções abaixo:
- No aplicativo, clique em “Adicionar RG Digital”;
- Com sua carteira de identidade física em mãos, clique em “Ler o Código QR”;
- Aponte o documento para a câmera e aguarde a leitura;
- É só terminar de preencher os dados solicitados e começar a usar a carteira de identidade digital.
- Para aquelas pessoas que desejam emitir uma segunda via de identidade pelo aplicativo, basta clicar em “Solicitar segunda via do RG” e concluir os procedimentos solicitados.
Vale lembrar que para conseguir baixar o aplicativo, é necessário que o estado tenha disponibilizado a plataforma de acesso. Alguns estados ainda não atualizaram o sistema, como é o caso de Minas Gerais e Santa Catarina.
Estados que oferecem a carteira de identidade digital
Veja quais são os estados que já oferecem a carteira de identidade digital e quais os aplicativos que disponibilizam acesso ao documento:
- São Paulo: aplicativo criado pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt. Para baixar, é necessário digitar “RG Digital SP”.
- Distrito Federal: o aplicativo do Distrito Federal foi criado pela Polícia Civil e se chama “e-Identidade”.
- Paraíba: criado pela CODATA, Companhia de Processamento de Dados da Paraíba, o aplicativo se chama “RG Digital Paraíba”.
- Mato Grosso: para baixar o aplicativo, basta digitar “MT Cidadão”.
- Goiás: criado pelo Estado de Goiás, o aplicativo se chama “RG Digital GO”;
- Rio Grande do Sul: para baixar, digite “Id Rio Grande do Sul”;
- Paraná: para baixar a sua identidade do estado do Paraná, digite “Piá – Paraná Inteligência Artificial”.